Avançar para o conteúdo

serviço educativo

Teatro

As histórias começam aqui

A missão da ATE é tornar a Arte – o Teatro, acessível aos diversos públicos. Os nossos espetáculos, envolvem o público criamos sempre com a dimensão educativa bem presente. Partindo dos textos dos autores, mas com o espirito divertido e adequado aos seus espetadores, para que o teatro possa ser uma experiência a regressar sempre!

Dentro da mala

Existem três peças de teatro na mala (10º, 11º, 12º). De lá de dentro saltam personagens, cenários, adereços e música! Tudo para que o imaginário dos autores destas 3 obras do PNL possam chegar até ao nosso jovem público!

1 (9)

Farsa

Gil Vicente é um mestre da farsa, neste espetáculo “A Farsa” de Inês Pereira, o ator tira da sua mala as palavras do autor e as personagens, tudo para que possas compreender o texto vicentino na sua essência!

Sermao3

53 min – 11º ano – geral

Sermão

Sto. António pregou aos peixes, e o nosso pescador que anda de lugar em lugar, vai pregando aqui e ali, ilustrando as palavras do autor com múltiplos adereços, completando a visão contemporânea de um Sermão sempre atual.

Pessoanauta

As “pessoas” de Pessoa são revisitadas neste espetáculo onde o espetador também é ator, embarcando numa viagem pelos universos habitados pelos textos do Autor Fernando Pessoa, a transformação camaleónica do ator nos heterónimos e ortónimos de Pessoa, fazem deste espetáculo uma viagem a não perder!

1 (9)

Farsa

Sermao3

53 min – 11º ano – geral

Sermão

pessoanauta

Baú das Histórias Encenadas

Existem tesouros e contos para que as crianças possam conhecer as obras do PNL, sempre de forma super divertida e muito colorida!

Fora da Mala

Existem peças de teatro que brincam com o espectador criando vários quadros e cenas, brincando com o tempo, com as vozes das personagens e abrindo janelas e portas da tua imaginação!

Os Maias

Os Maias são uma obra a visitar sempre! Neste espetáculo começamos 10 anos depois, quando Ega e Carlos se reencontram. Visitamos os principais quadros da obra de Eça de Queirós, espreitamos os dramas e as estranhas ligações entre as personagens, levantamos o pano de forma a que o espetador se sinta dentro do ambiente de época de final de Séc. XIX.